A Terapia Cognitiva muda o nosso olhar sobre o mundo

A Terapia Cognitiva muda o nosso olhar sobre o mundo

Vera MalatoFollow

Psicóloga especializada em Terapia Cognitiva, Neuropsicologia e Neurociência

Imagine uma pessoa que é referência profissional entre amigos. Colegas de trabalho e chefes constantemente elogiam seus resultados. Mas ainda assim ela acredita que todos estão enganados. E o pior, que vão descobrir que o seu sucesso não passa de uma fraude! Conhece alguém assim? Na verdade, essa pessoa pode sofrer da "síndrome do impostor". Esse sentimento afeta muita gente que se sente incapaz e insegura em ambientes corporativos, levando a desenvolver até mesmo ansiedade e depressão. Mas e se fosse possível mudar a visão sobre si, os outros e o mundo? E se essa pessoa enxergasse os mesmos fatos de maneira diferente? Ter um novo olhar também requer treinamento, e é exatamente no cerne dessa questão que abordagens como a TCC atuam e ganham força!

A TCC (Terapia Cognitivo Comportamental) é focada no aqui e agora, dando inicialmente mais peso aos problemas que estão acontecendo e atrapalhando o desenvolvimento do paciente em diversas esferas da vida. Nessa abordagem, antes de entender como os problemas surgiram, é essencial saber o que o paciente está fazendo para mantê-los. Em outras palavras, não são as emoções que geram comportamentos disfuncionais, mas sim a forma como as situações são interpretadas, gerando sentimentos e emoções que levam a determinados comportamentos.

Na TCC o processo terapêutico é colaborativo. Primeiro, paciente e terapeuta elaboram uma lista de problemas e metas a serem atingidas, bem como estratégias para o atingimento das mesmas. Portanto, o foco aqui é a flexibilidade de pensamentos, com a meta de torná-los mais funcionais para equilibrar as emoções e gerar uma vida mais leve e saudável.

Vale dizer que a Terapia Cognitivo Comportamental tem resultados comprovados cientificamente e promove mudanças muito rápidas, fazendo com que os pacientes se tornem engajados e motivados durante todo o processo. O tratamento dura em torno de 18 a 24 sessões e, no final, a pessoa poderá aplicar todas as técnicas utilizadas, transformando-se em seu próprio terapeuta


Por Margareth Anselmo

Psicopedagoga- Terapeuta da Aprendizagem

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA PARA IDOSOS

Onicofagia: Compulsão em roer unhas é sinal de alerta!

O cérebro precisa se ‘emocionar’ para aprender – Francisco Mora

EDUCAR CRIANÇA DE 0 A 3 ANOS EXIGE SENSIBILIDADE E DELICADEZA

GLÂNDULA TIMO, ONDE SE ABRIGA A ALEGRIA, A ALMA, A VIDA

Pais que não trabalham e deixam filhos o dia todo em Creches (CEIs) serão processados