- NEUROPSICOPEDAGOGIA- O CÉREBRO

Cérebro

Por Steven A. Goldman, MD, PhD, Distinguished Professor of Neuroscience and Neurology, University of Rochester Medical Center; Professor of Neuroscience and Neurology, University of Copenhagen Faculty of Medicine

As funções do cérebro são tão admiráveis quanto misteriosas. É nele que pensamentos, crenças, recordações, comportamentos e humores se formam. Além de ser o local do raciocínio, o cérebro é o centro de controle de todo o corpo. O cérebro coordena as habilidades de mover-se, tocar, cheirar, provar, ouvir e ver. Ele permite formar a linguagem e a comunicação, compreender e fazer operações numéricas, compor e apreciar música, visualizar e entender formas geométricas, planejar e até mesmo imaginar e fantasiar.

O cérebro também analisa todos os estímulos, provenientes dos órgãos internos, da superfície corporal, dos olhos, ouvidos, nariz e da boca. Então, ele responde a esses estímulos corrigindo a postura corporal, o movimento dos membros e a frequência de funcionamento dos órgãos internos. O cérebro também pode determinar o humor e os níveis de consciência e alerta.

Visualização do cérebro

O cérebro divide-se em telencéfalo, tronco cerebral e cerebelo. Cada metade (hemisfério) do telencéfalo é dividida em lobos. No crânio, o cérebro é revestido por três camadas de tecido chamadas de meninge

Nenhum computador se equipara à capacidade do cérebro humano, mas essa sofisticação tem um preço: o cérebro carece de nutrientes, de forma ininterrupta, e exige uma quantidade elevada de fluxo sanguíneo e oxigênio continuamente (cerca de 20% do sangue proveniente do coração). Um corte no fornecimento de sangue ao cérebro, durante mais de 10 segundos, implica uma perda de consciência. A falta de oxigênio ou níveis de açúcar no sangue (glicose) anormalmente baixos podem resultar em menos energia para o cérebro, além de lesioná-lo gravemente em alguns minutos. Felizmente, o cérebro está protegido por vários mecanismos que são capazes de evitar tais problemas. Por exemplo, se a quantidade de sangue que chega ao cérebro diminuir, ele ordena ao coração de imediato que aumente a frequência e contratilidade para, assim, bombear mais sangue. Se a glicose diminuir demais, o cérebro sinaliza as glândulas suprarrenais para que liberem epinefrina (adrenalina), uma substância que estimula o fígado a liberar os açúcares armazenados.

Você sabia que...


O cérebro raramente produz novas células nervosas, mas pode fazê-lo em áreas do cérebro responsáveis pela memória.


Nenhum computador se equipara à capacidade do cérebro humano

Cerca de 20% do sangue bombeado para o coração vai para o cérebro.


barreira hematoencefálica também protege o cérebro. Essa barreira fina evita que substâncias tóxicas no sangue cheguem ao cérebro. Ela existe porque, no cérebro, ao contrário de quase todo o corpo, as células que formam as paredes dos capilares estão firmemente unidas. (Capilares, os menores vasos sanguíneos do organismo, onde se efetua a troca de nutrientes e oxigênio entre o sangue e os tecidos). A barreira hematoencefálica limita os tipos de substâncias que podem chegar ao cérebro. Por exemplo, a penicilina, diversos medicamentos quimioterápicos e a maior parte das proteínas não podem chegar ao cérebro. Por outro lado, substâncias como o álcool, a cafeína e anicotina podem passar para o cérebro. Alguns medicamentos, como antidepressivos, são criados para que possam ultrapassar a barreira. Algumas substâncias necessárias pelo cérebro, como açúcar e aminoácidos, não ultrapassam facilmente essa barreira. No entanto, os sistemas de transporte da barreira hematoencefálica permitem que as substâncias necessárias ao cérebro cheguem ao tecido cerebral. Quando o cérebro está inflamado, conforme pode ocorrer quando as pessoas apresentam certas infecções ou tumores, a barreira hematoencefálica passa a apresentar vazamentos (permeável). Quando a barreira hematoencefálica é permeável, algumas substâncias (como alguns antibióticos) que normalmente são incapazes de transpassar para o cérebro tornam-se capazes de fazê-lo.

A atividade do cérebro deve-se aos impulsos elétricos gerados pelos neurônios, que processam e armazenam a informação. Esses impulsos percorrem o cérebro através das fibras nervosas. A quantidade, o tipo e a origem da atividade dependem do nível de consciência da pessoa e da atividade específica que está sendo realizada.

O cérebro apresenta três partes principais:

Telencéfalo


Tronco cerebral


Cerebelo


Cada um tem várias áreas menores, cada uma com funções específica.


Adptado por Margareth Anselmo

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